Tradutor

sábado, 11 de março de 2017

01 - IRON BUTT - Apresentação


 




Iron Butt





Iron Butt ou “Bunda de Ferro” é uma prova que a empresa americana "Iron Butt Association" estabelece aos motociclistas de todo o mundo que procuram desafios.
Desafio este, que consiste em percorrer uma determinada quilometragem durante um determinado tempo.


No Brasil as mais conhecidas são:

SaddleSore 1600K e 2000K onde deve-se percorrer 1600 ou 2000 Km em 24 horas

Bun Burner 2500K onde deve-se percorrer  2500 Km em 36 horas

SaddleSore 2500K onde deve-se percorrer  2500 Km em 24 horas

SaddleSore 2000 onde deve-se percorrer 2000 milhas (3230 Km) em 48 horas
Porem existem outros desafios: lista completa iron butt



Considerações do Iron Butt:


No site da Ironbutt você encontra todas as considerações para validar seu desafio. Os mais importantes são:
  • É possível fazer o desafio SaddleSore 1600 e o Bun-Burner 2500 no mesmo passeio. Ex.: você percorre 1.600 quilometros, completando o SaddleSore 1600K nas primeiras 24 horas; no segundo dia continua e percorre mais 900 quilometros ou mais completando o Bun-Burner 2500K.
  • O mesmo vale para o desafio SaddleSore 2000 pois caso nao atinja este desafio pode-se utilizar os mesmos dados para os desafio que pode ser feito SaddleSore1600K e SaddleSore 2500K.
  • Existe desafio tipo, "Bun Burner 2500 Gold", que só é possível executar se o motociclista já tiver um desafio anterior.
  • A fim de evitar que qualquer destes desafios se tornem uma corrida, não serão valido os desafios que atigirem 1.800 milhas (2900KM)em menos de 24 horas

  

Escolhendo uma rota


A melhor rota é aquela que começa num determinado ponto e segue sempre em frente numa determinada reta. Ex. De Porto Alegre a Fortaleza.


Porem nem sempre é possível fazer isso, portanto se você escolher uma rota circular. Terá que obter um recibo datado em cada "canto" para mostrar que você não tomou um atalho. Ex.: se você escolher montar a rota circular de São Paulo, Campo Grande, Goiânia, Belo Horizonte e São Paulo terá que comprovar através de recibo de combustível que você passou nessas cidades.
O mesmo vale se  você escolher uma rota de ida e volta pelo mesmo caminho, você deve obter um recibo datado no ponto de retorno. Ex.: Se você começar o desafio em São Paulo, ir até Porto Alegre e retornar a São Paulo, será necessário pegar um recibo em Porto Alegre.

Porem esse tipo de trajeto deve ser evitados pois pode causar duvida aos fiscais quanto a sua autenticidade (porem não impossível).

 
Para conseguirmos uma certificação Iron Butt devemos seguir cinco etapas principais. São elas:

 1. Escolha um caminho seguro, evitando serras e centro de cidade onde sua velocidade média será reduzida. Escolha pistas duplas que irão facilitar sua ultrapassagem.

2. Obtenha uma testemunha INICIAL para assinar a declaração do Iron Butt, pode ser o frentista do posto de inicio, se for o caso vá no dia anterior e converse com os frentista de sua confiança para saber quem estará de plantão no dia de sua partida ou pode ser um colega seu que esteja disposto a vê-lo partir .

3. Colete os recibos de abastecimento os quais serão enviados para Iron Butt, Eu costumo tirar foto dos recibos junto ao odometro da moto e do GPS, varias fotos que poderão ser anexada junto com as copias dos recibos.



4. Obtenha uma testemunha FINAL para assinar a declaração do Iron Butt. Pode ser o frentista tambêm, ou abasteca e se for ficar num hotel peça ao dono/recepcionista do proprio hotel para assinar.



5. Preencha a documentação necessária, encontrada no site:



E envie para o endereço  no Iron Butt




OBS.
O Desafio começa e termina no exato momento da data e hora do recibo do abastecimento, por este motivo preste atenção a esses dois comprovantes.

Outro detalhe importante é o diário de bordo “LOG”, que deve possuir as informações de cada parada, desvios de rota ou qualquer outro fato importante que ocorreu durante o percurso. Se necessário, escreva uma nota curta sobre quaisquer problemas com o seu desafio, por exemplo, "O recibo de do posto Paradão, em Campo Grande-MS esta com o horário errado devido ao fuso horário”.

Demais informações pode ser conseguida junto ao site Iron Butt

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário